Elabora Gestão

elabora®Gestão Sistema Integrado de Gestão Profissional

O elabora®Gestão é um programa de Gestão Comercial Certificado, que permite o controle de vendas, compras, contas correntes de clientes e fornecedores, e o controlo de stocks. Trata-se de uma aplicação com elevado grau de configuração e com vários módulos adicionais disponíveis, o que a torna numa solução de Gestão com uma atrativa relação Preço/Qualidade, podendo ser implementada com êxito na maioria das Micro e PME’s do nosso país.

Este aplicativo substitui o WinSig – Sistema Integrado de Gestão e o WinSigPRO – Sistema Integrado de Gestão Profissional.

Passamos a apresentar algumas das caraterísticas mais relevantes da aplicação:

Artigos

  • Código alfanumérico de 15 carateres
  • Código de barras (EAN-13 automático)
  • Descrição normal mais descrição sem limite de carateres
  • Artigo simples, compostos, grupo, catálogo (cores e tamanhos) e mão de obra
  • Controle de lotes e números de série
  • Grupo, família e sub família de artigos
  • Fotografia do artigo
  • Fórmula (cubicagem) para calculo das quantidades, com base numa função matemática (com parâmetros: volumes, x, y e z) definida pelo utilizador, na emissão de documentos

Clientes

  • Busca de nome e morada através do Número de Contribuinte ao VIES (Sistema Europeu Informações IVA)
  • Morada de faturação e morada de envio
  • Tabela de preços de artigos para cada cliente
  • Tabela de descontos de artigos para cada cliente
  • Limite de crédito
  • Zonas

Fornecedores

  • Tabela de preços de artigos
  • Tabela de descontos de artigos
  • Limite de crédito
  • Zonas

Faturação (Vendas/Compras)

  • Emissão de todos os documentos necessários à faturação: faturas, faturas-recibo, faturas despesas (não influencia volume de negócios), faturas à consignação, notas de crédito, notas de débito, orçamentos, faturas pró-forma, encomendas, faturas de compra, compras a dinheiro, requisições, notas de credito de fornecedores, etc.
  • Dependendo do documento, a atualização dos stocks e das contas correntes de clientes/fornecedores é feita automaticamente
  • Várias séries de numeração de documentos
  • Movimentação de stocks por armazém
  • Artigos podem ser lançados por código e código de barras. Podem ser também lançados pela leitura de ficheiro de texto criado por leitor portátil de códigos de barras
  • Os artigos podem ainda ser lançados pela leitura de etiqueta de códigos de barra emitidos pelas balanças onde conta o peso/quantidade
  • Recurso a formulas (cubicagem) para calcular as quantidades a movimentar, calculadas com base numa função matemática (com parâmetros: volumes, x, y e z) definida pelo utilizador
  • Transformação seletiva de documentos. Por exemplo, orçamento em fatura, onde indica os artigos e as quantidades que pretende transformar
  • Copiar documento existente, poupando tempo na elaboração do novo documento semelhante a um outro feito anteriormente
  • Retenção de IRS/IRC na fonte
  • Imputação de despesas de aquisição (documentos de compra) que vão afetar o preço de custo dos artigos
  • Impressão de etiquetas para os artigos movimentados num documento
  • Possibilidade de introduzir uma descrição para o artigo sem limite de carateres
  • Atualização dos preços de venda quando se introduzem documentos de compra, com base na alteração dos preços de compra

Documentos de Transporte

  • Emissão de vários tipos de documentos de transporte, como guias de remessa, guias de transporte a clientes e a fornecedores, guias à consignação e guias de movimentação de ativos próprios, entre outros
  • Possibilidade de configurar o programa para comunicar o documento de transporte à AT assim que o mesmo é gravado (WebServices), ou gerar um ficheiro Saf-t diário para comunicação de vários documentos de transporte em simultâneo
  • Várias séries de numeração de documentos
  • Movimentação de stocks por armazém conforme o tipo de documento de transporte emitido.
  • Transformação seletiva de documentos. Por exemplo, transformar encomenda em guia de transporte a Cliente, onde seleciona da encomenda os artigos e as quantidades que pretende transportar
  • Copiar documento existente, poupando tempo na elaboração do novo documento. Opção interessante sempre que transportar os mesmos bens vários dias seguidos

Contas correntes

  • Emissão dos documentos: Recibos, Pagamentos, Saques, Aceites, Recibos RIC e Saques RIC, sendo este últimos emitidos por quem aderiu ou a clientes que tenham aderido ao Regime – IVA de Caixa
  • Introdução dos movimentos de clientes/fornecedores só pelos valores totais dos documentos (para recuperação de movimentos de extrato antigos)
  • Emissão de recebimentos e pagamentos parciais (deixando pendente apenas o valor em falta)
  • A indicação dos documentos a liquidar faz-se pela seleção numa grelha desses mesmos documentos
  • Retenção de IRS/IRC e concessão de descontos nos documentos de liquidação

Stocks

  • Emissão de documentos de entrada e saída
  • Artigos podem ser lançados por código e código de barras. Também podem ser lançados pela leitura de ficheiro de texto criado por leitor portátil de códigos de barras
  • Recurso a formulas (cubicagem) para calcular as quantidades a movimentar, calculadas com base numa função matemática (com parâmetros: volumes, x, y e z) definida pelo utilizador
  • Transferência entre armazéns

Utilitários

O elabora®Gestão dispõe de um elevado número de opções que lhe permitem executar diversas tarefas.

  • Etiquetas de artigos, clientes e fornecedores
  • Transformação de documentos. Pode por exemplo, transformar as guias de remessa em faturas
  • Emissão de resumos de faturas
  • Alterar códigos de artigos
  • Gerar códigos de artigos
  • Atualização de preços
  • Exportar dados
  • Atribuir códigos de barras
  • Gerar ficheiro Saf-t para a comunicação no site e-Fatura, com possibilidade de validação e envio automático do ficheiro. Ou gerar o Saf-t diário para comunicação dos documentos de transporte ou, ainda, gerar um Saf-t anual que pode ser solicitado no caso de uma inspeção

Informações de gestão

São inúmeros os mapas que o elabora®Gestão põe ao dispor do utilizador.

  • Clientes: Extratos; Documentos vencidos; Balancetes; Tesouraria; Avisos de pagamento; Mapas recapitulativos, etc.
  • Fornecedores: Extratos; Documentos vencidos; Balancetes; Tesouraria; Mapas recapitulativos, etc.
  • Stocks: Inventário; Extratos; Lotes; Movimentos dos números de série de artigos; Artigos sem movimentos; etc.
  • Vendas: Por cliente; Por vendedor; Por artigo; Margem de lucro; Comissões; Volume de vendas; Retenção de IRS/IRC; etc.
  • Fornecedores: Por fornecedor; Por artigo; Volume de vendas; Retenção de IRS/IRC, etc.
  • Análise financeira: ABC de clientes; ABC de fornecedores; ABC de artigos; Gráfico de vendas; Análise de recebimentos; Volume de negócios; etc.

Outras características

  • Dispõe também de um utilitário para fazer e repor cópias de segurança
  • A ajuda está disponível pressionando a tecla F1
  • Controle de acessos por utilizador. Para cada utilizador podem ser definidas as opções a que ele tem acesso dentro do programa
  • Envio de mensagens entre os utilizadores do programa
  • Alertas de stocks em ruptura, de limites de crédito excedido, de documentos pendentes, etc, na altura que se está a faturar
  • Quando fica disponível uma nova versão do programa, a primeira vez que executa o elabora®Gestão, receberá uma mensagem a informá-lo

Módulos opcionais que podem ser adicionados:

Módulo P.O.S

Este módulo integrado com o elabora®Gestão permite-lhe utilizá-lo como Front-Office para vendas ao balcão podendo gerir diversos dispositivos tais como gavetas de dinheiro, impressoras de talões, leitores de códigos de barras, balanças, ecrãs táteis e outros dispositivos criados especificamente para POS.

Podem também ser usado na restauração, fazendo um controlo dos movimentos das mesas nas diversas salas.

Módulo Obras

Este módulo integrado com o elabora®Gestão permite-lhe gerir obras em curso, com controle de materiais enviados para as respetivas obras, emissão das respetivas guias de transporte, controle das horas utilizadas por cada funcionário em cada uma das obras, previsão de custos e análise de desvios em quantidades e em valores.

Módulo Produção

Este módulo integrado com o elabora®Gestão, permite-lhe gerir a produção de produtos acabados na óptica da assemblagem de matérias-primas em produtos acabados.

Permite construir as fichas de produtos de acordo com as suas fórmulas de fabrico e a cada momento simular a produção de um determinado número de unidades e verificar se existem matérias-primas suficientes para dar a ordem de produção. A ordem de produção pode ser executada de uma vez só, ou ser faseada com uma primeira fase em que as matérias-primas são atribuídas à ordem de produção e só numa Segunda fase se dará entrada do produto acabado.

Módulo de Avenças

Este módulo integrado com o elabora®Gestão permite-lhe faturar aos clientes valores pré estabelecidos de uma forma rápida. Muito útil para empresas de prestações de serviços.

Módulo de Regime – IVA de Caixa (RIC)

Este módulo integrado com o elabora®Gestão permite-lhe aos aderentes emitir todos os documentos específicos deste novo método de funcionamento do IVA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s